“Moradores de Águas Claras reclamam de barulho da sirene dos bombeiros”. Lembro como se fosse hoje de ter lido a notícia em um veículo de comunicação em 2018. À época, 26 pessoas que residiam em um prédio vizinho ao quartel do Corpo de Bombeiros chegaram a fazer um abaixo-assinado devido ao “incômodo sonoro”, causado pela viatura Auto Bomba Tanque (ABT), utilizada em incêndios e capotamentos.
A reclamação dos moradores foi vista como absurdo por alguns – entre os quais me incluí. “O abaixo-assinado foi retirado por conta da baixa adesão e repercussão negativa”, disse o síndico do prédio à reportagem citada no início do texto. Ora, sabemos que o sono é sagrado, mas as missões de salvamentos não podem ser tratadas como um simples “incômodo sonoro”.
Essa história, vivida no microcosmo de Águas Claras, se assemelha a outra, da década de 1970, que aborda, coincidentemente, os temas centrais desta coluna: política e samba. José Mendes da Silva, policial aposentado e morador de uma favela no Rio de Janeiro, instalou caixas de som em sua laje para dar avisos à comunidade: vacinação, notas de falecimento, comunicados de fortes chuvas e os preços da feira.
Entretanto, uma dona de casa, moradora dos arredores do morro não gostou. Os avisos de Mendes ocorriam no horário da novela e atrapalhavam a senhora, que era casada com um militar. Ela, então, registrou diversos boletins de ocorrência, suspendendo o serviço de alto-falante.
A história de José Mendes da Silva virou música e se tornou hino. Composta por Leci Brandão em 1985, Zé do Caroço foi regravada por Seu Jorge, Grupo Revelação e até Anitta. A compositora foi eleita deputada estadual por São Paulo em 2010 e reeleita em 2014. E o sucesso musical, com toda certeza, fez parte do sucesso eleitoral de Leci Brandão.
No dia 5 de maio é comemorado o Dia Nacional do Líder Comunitário. E, embora nem todos eles tenham uma música para chamar de sua, como José Mendes, a classe costuma ser cortejada por políticos, por estar presente em suas localidades.
Caso o político pretenda utilizar suas redes sociais para comemorar a data, sugiro que explore alguma demanda, levada pelo líder comunitário e resolvida pelo mandatário, para mostrar a importância dessas pessoas no ambiente político.