Sonho de consumo de quatro torcidas brasileiras, a Copa do Mundo de Clubes começa no sábado (14) e vai até 13 de julho, em 11 cidades dos Estados Unidos. Os 32 participantes estão divididos em oito grupos de quatro. Os dois primeiros de cada chave avançam para o mata-mata, com oitavas, quartas, semi e final em jogos únicos. Não há disputa de terceiro lugar. Em caso de empate na fase eliminatória, haverá prorrogação e pênaltis.
O Brasil estará representado pelos cariocas Botafogo, Flamengo e Fluminense e pelo paulista Palmeiras, que é cabeça de chave do grupo A e tem como adversários Porto (POR), Inter Miami (EUA) – onde joga o argentino Lionel Messi – e Al-Ahly (EGI). O Verdão estreia contra os portugueses no domingo (15), às 19h.
Atual campeão da Libertadores, o Botafogo está no grupo B e é o único dos brasileiros que tem pela frente dois times europeus na primeira fase: Atlético de Madrid (ESP) e Paris Saint-Germain (FRA). O debute é contra o Seattle Sounders (EUA), também no domingo (15), às 23h.
Já o Flamengo figura no grupo D, com Chelsea (ING), Los Angeles FC (EUA) e Espérance (TUN), time que enfrenta na segunda (16), às 22h. O Fluminense disputa o Mundial no grupo F e tem como desafio, logo de cara, o Borussia Dortmund (ALE), na terça (17), às 13h. Ulsan (COR) e Mamelodi Sundowns (AFS) completam a chave.
Palmeiras (Grupo A): Depois da estreia, em 15/6, às 19h (de Brasília), no MetLife Stadium (NJ), o Verdão encara o Al-Ahly e em 23/6 encerra a fase de grupos contra o Inter Miami. A presidente Leila Pereira destaca que irá “competir com toda nossa força para chegar o mais perto possível do título”. “Vamos mostrar ao mundo que lutamos até o fim”.
Botafogo (Grupo B): Estreia em 15/6, às 23h, diante do Seattle Sounders no Lumen Field (Seattle). Depois pega o PSG, em 19/6 (22h, Rose Bowl) e o Atlético de Madrid em 23/6 (16h, Rose Bowl). O técnico Renato Paiva afirma que o Alvinegro vai “com a máxima ambição para deixar a nossa torcida orgulhosa”.
Flamengo (Grupo D): estreia em 16/6, às 22h, contra o Espérance no Lincoln Financial Field (Filadélfia). Na sequência, pega o Chelsea em 20/6 (15h) e o Los Angeles FC em 24/6 (22h). O clube realizará treinamentos em Atlantic City, NJ.
Fluminense (Grupo F): estreia em 17/6, às 13h, diante do Borussia Dortmund no MetLife Stadium (NJ). Fecha o grupo contra Ulsan em 22/6 (19h, MetLife) e Mamelodi em 25/6 (16h, Hard Rock Stadium). O atacante Cano, diz que o time fará de tudo para “levar o Fluminense o mais longe possível” na competição. O Tricolor foi o primeiro brasileiro a chegar aos EUA, em 6/6.
SAIBA +
O novo Mundial de Clubes será disputado a cada quatro anos em formato de Copa do Mundo. Em 2025, serão 63 jogos, reunindo campeões continentais de 2021 a 2024 e times classificados de acordo com o ranking das confederações continentais: 12 da Europa, seis da América do Sul, quatro da Ásia, quatro da África, quatro da América do Norte e Central, um da Oceania e outro do país-sede. O campeão embolsará até US$ 125 milhões (cerca de R$ 700 milhões).