Ir para o conteúdo
Brasília Capital
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Geral
  • Brasil
  • Esporte
  • Turismo
  • Colunistas
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Geral
  • Brasil
  • Esporte
  • Turismo
  • Colunistas
  • Pelaí
  • Versão impressa

Geral

Te vejo na praia!

  • Elias Santana
  • 12/07/2018
  • 19:00

Compartilhe:

Seguramente, esse é o título de um dos eventos mais badalados atualmente da Capital Federal! Apesar de ser realizado também em outras localidades, o apelo em torno da edição brasiliense é forte, uma vez que os habitantes daqui estão muito distantes do incrível litoral brasileiro! Nesta semana, ao olhar para o nome do projeto, inúmeras reflexões linguística povoaram a minha cabeça. Gostaria de compartilhá-las com vocês!

  1. O sujeito da forma verbal “vejo” é classificado gramaticalmente como elíptico, desinencial ou oculto. Pode-se perceber que, implicitamente, há um eu (primeira pessoa do singular) antes do verbo. Se, por acaso, o nome do evento fosse eu te vejo na praia, o sujeito seria classificado como simples, uma vez que está verbalmente expresso.
  2. Chama a atenção também o fato de o nome do evento começar com “te”. Segundo a norma padrão, é proibido o uso de pronomes oblíquos átonos em início de frase – portanto, há uma incorreção gramatical. Opções gramaticalmente corretas seriam vejo-te na praia (com o pronome em posição enclítica) ou eu te vejo na praia (a presença do sujeito licenciaria a próclise). Todavia, as formas gramaticalmente corretas não possuem o mesmo apelo mercadológico. Usar adequadamente uma língua exige discernimento. O objetivo do evento é promover entretenimento, e não prescrever regras linguísticas. Você já ouviu falar em licença poética? Chamarei o que os criadores do projeto fizeram de licença comercial. Nesse caso, o marketing deve falar mais alto!
  3. O pronome “te” foi empregado com a função sintática de objeto direto, pois quem vê, vê alguém! E há algo legal nisso: Como esse pronome é de segunda pessoa, faz referência à pessoa com quem se fala! Então, o título dialoga com o próprio receptor da mensagem – que é o objetivo de qualquer propaganda! É um objeto direto em contato direto com o potencial cliente!
  4. “Na praia” – que é inclusive a abreviatura comumente usada entre as pessoas que prestigiam o evento – funciona como um adjunto adverbial de lugar! Por estar em posição canônica, poderia ser ou não isolado por vírgula. Mas, convenhamos: o sinal de pontuação não deixaria o título tão atraente!

Viu como a língua portuguesa está em diversos contextos? E mais: viu como ela deve ser moldada para cada uma das suas finalidades? A língua é um instrumento, e cabe ao usuário saber o que quer extrair dela!

Aposto que a sua próxima visita ao “Te vejo na praia” não será mais a mesma – pelo menos do ponto de vista linguístico!Logo na entrada do evento, você vai se divertir imensamente com as possibilidades de análises sintáticas ligadas aos letreiros e flyers!

P.S.: Acho que nunca fiz um texto tão nerd!

Compartilhe essa notícia:

Picture of Elias Santana

Elias Santana

Colunas

Orlando Pontes

Orlando Pontes

Administração de Taguatinga terá novo endereço

Caroline Romeiro

Caroline Romeiro

Por que a nutrição virou protagonista no futebol?

José Matos

José Matos

Parábolas para mudar a sua vida – I

Carlos Alenquer

A grande depressão e a comida jogada fora

Júlio Miragaya

Júlio Miragaya

O coração do mundo

Chico Sant'Anna

Ferrovia 3 em 1 para ligar Brasília ao Entorno Sul

Tersandro Vilela

Tesandro Vilela

Cresce uso da IA por estudantes brasileiros

Júlio Pontes

Júlio Pontes

“Lá no céu de Brasília estrelas irão cair”

Últimas Notícias

Famílias selecionadas para o DF Social têm até quinta (25) para abrir conta no BRB

23 de setembro de 2025

Seminário jurídico debate novo marco legal dos seguros

23 de setembro de 2025

Administração de Taguatinga terá novo endereço

22 de setembro de 2025

Celina Leão participa da abertura dos Jogos dos Institutos Federais

22 de setembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram
Brasília Capital

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão Impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão Impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.