O fim de semana dos dias 10 e 11 de maio será movimentado em Brasília, com uma variedade de atrações culturais que vão do cinema à música, passando por oficinas, feiras e sessões ao ar livre. A capital oferece uma programação democrática, com atividades gratuitas e eventos pagos que valorizam diferentes estilos e linguagens artísticas.
No Cine Brasília, dois filmes estrearam nesta semana: Virgínia e Adelaide, de Yasmin Thayná e Jorge Furtado, e Betânia, de Marcelo Botta. As produções, que integram a Mostra 60 Anos do Festival de Brasília, retratam figuras femininas que desafiam contextos históricos e sociais. Um dos destaques é a atuação da brasiliense Gabriela Correa como Virgínia Bicudo, pioneira no estudo do racismo no Brasil. Já Betânia mostra a trajetória de uma mulher de 64 anos que decide recomeçar a vida em um povoado nos Lençóis Maranhenses, misturando lirismo e crítica social.
No Núcleo Bandeirante, a Praça Padre Roque recebe a 6ª edição do festival Viola em Canto de Mulher, no dia 10. Com entrada gratuita e acessibilidade, o evento reúne violeiras de diferentes estados, além de oficinas, rodas de conversa, feira de artesanato, praça de alimentação e exposição interativa. Toda a programação é voltada à valorização da cultura popular com protagonismo feminino.
Para os fãs de pop-rock, o RPB – Festival Rock Popular Brasileiro acontece no sábado (10), a partir das 14h, na área externa da Arena BRB Mané Garrincha. Com classificação etária de 16 anos para a pista Front Stage e 18 anos para a pista Open Bar, o evento promete mais de 10 horas de shows com Titãs, Nando Reis, Humberto Gessinger, Paula Toller e a banda brasiliense Distintos Filhos. Os ingressos estão à venda pelo site da Sympla, com valores a partir de R$ 111 (meia-entrada) mais taxas. O festival também contará com atrações extras como tirolesa, bungee jump, área retrô e camarote com vista privilegiada.
Outra atração gratuita é o projeto Cinema Inflável, que ocupa Ceilândia até o dia 11 de maio com sessões ao ar livre, pipoca e atividades culturais. A programação inclui filmes como Pantera Negra, Barbie, Moana 2, Viva – A Vida é uma Festa e Estrelas Além do Tempo, além de rodas de conversa, saraus e curtas locais. As exibições acontecem na QNN 27, ao lado da Paróquia Santíssima Trindade, com capacidade para até 800 pessoas por sessão. De 14 a 18 de maio, o projeto segue para a Vila Telebrasília.