O governador Ronaldo Caiado (União) defendeu, na terça-feira (9), em participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, a firme política de segurança que adotou em Goiás e o combate rigoroso à criminalidade.
Ele citou o exemplo de Valparaíso, cidade que saiu de segunda mais violenta do mundo, em 2012, para uma das 15 mais seguras do Centro-Oeste. “Quando você promove tranquilidade, não há espaço para o crime”, afirmou.
Os baixos índices de crimes, segundo Caiado, têm reflexo positivo em outras áreas, como a educação. “Somos um estado que temos a melhor polícia do Brasil, com mil homens na inteligência, batalhões preparados, sem roubo a banco, sequestro, novo cangaço ou invasão de terras”.
Atualmente, segundo Caiado, Goiás tem “o melhor Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] do País e apenas 178 jovens no socioeducativo”.
Na área econômica, o governador ressaltou o crescimento que permite investir em políticas sociais, obras e valorização dos servidores públicos. “Assumi um estado quebrado, sucateado, bloqueado no Tesouro. Hoje, Goiás está totalmente dentro das regras do equilíbrio fiscal e com dinheiro em caixa”.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL — Caiado também argumentou que, em Goiás, preservar o meio ambiente é prioridade. “Temos o menor índice de desmatamento do País. O estado remunera pelo serviço ambiental. Se o produtor rural deixar sua propriedade sem desmatar, pagamos R$ 490 por hectare. Se houver nascente de água, o valor é R$ 680 por hectare ao ano”, explicou.
Acrescentou, ainda, que o agro é responsável pela maior parte da geração de empregos no Brasil. “É um dos setores da economia nacional mais competitivos no mundo. E os números são bons por conta dele”.