Ir para o conteúdo
Brasília Capital
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Geral
  • Brasil
  • Esporte
  • Turismo
  • Colunistas
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Geral
  • Brasil
  • Esporte
  • Turismo
  • Colunistas
  • Pelaí
  • Versão impressa

Pelaí

Audiência debate concessões de hidrovias

  • Redação
  • 12/09/2024
  • 16:00

Compartilhe:

Audiência pública na Comissão de Infraestrutura, presidida pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), na terça-feira (10), debateu a proposta do Ministério de Portos e Aeroportos (MPA) de conceder para o setor privado atividades atualmente desempenhadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) – dragagem, sinalização diurna e noturna, derrocamento e gestão do tráfego de seis hidrovias brasileiras. 

Segundo o MPA, a operação privada apresentaria vantagens nas áreas econômica, social e de segurança do tráfego. O Brasil tem 42.000 Km de vias navegáveis, com potencial para se atingir 60.000 Km. Mas apenas 19.000 Km são exploradas. A proposta do MPA é de licitar apenas as seis hidrovias de maior tráfego e potencialmente mais rentáveis: as dos rios Madeira, Tapajós, Tocantins, Amazonas (Barra Norte), Paraguai e Lagoa Mirim, que somam 5.000 Km.

A primeira a ser licitada seria a Hidrovia do Madeira, com 1.075 Km. De acordo com o MPA, sua movimentação atual é de 13 milhões de toneladas, sendo que mais de 95% consistem em soja, milho, combustíveis e fertilizantes. A previsão é de que em 2030 sejam movimentadas 20 milhões de toneladas e 400 mil passageiros. 

Isenção – A proposta do MPA é de que a futura concessionária cobre tarifa apenas das operadoras que transportem esses produtos, sendo que as operadoras que transportem os demais produtos estariam isentas, inclusive as que operam o transporte de passageiros.

O MPA estima o valor da tarifa em R$ 0,80/tonelada, de forma que um comboio de 15 barcaças (5 por 3) com carga de 30.000 toneladas pagaria apenas R$ 24.000. Segundo o MPA, o valor ficou bem abaixo da estimativa dos próprios operadores. O aporte financeiro total na Hidrovia do Madeira seria de R$ 561 milhões, sendo R$ 120 milhões de investimento inicial e 477 milhões na operação.

  Mas há um risco. A Hidrovia do Madeira escoa a produção agrícola de Rondônia, Acre e principalmente a ampla produção do noroeste e sudoeste do Mato Grosso, que acessam os terminais de Porto Velho pela BR-364 (Cuiabá-Porto Velho). Ocorre que está para ser instalado praças de pedágio na BR-364, que deverão onerar o transporte em R$ 35/tonelada.

Como a Ferronorte está sendo ampliada a partir de Rondonópolis em direção ao chamado “Nortão” do Mato Grosso, devendo chegar em Lucas do Rio Verde até 2030, o transporte por ferrovia de toda a crescente produção de grãos do noroeste e sudoeste mato-grossense seria “capturado” pela ferrovia, reduzindo enormemente a movimentação na Hidrovia do Madeira, tornando-a antieconômica. É uma questão a ser mais debatida.  

A audiência contou com exposições do diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), Eduardo Machado Filho; do secretário Nacional de Hidrovias do Ministério de Portos e Aeroportos (MPA), Dino Batista; e do presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior, Claudomiro Carvalho Filho. 

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Orlando Pontes

Administração de Taguatinga terá novo endereço

Caroline Romeiro

Caroline Romeiro

Por que a nutrição virou protagonista no futebol?

José Matos

José Matos

Parábolas para mudar a sua vida – I

Carlos Alenquer

A grande depressão e a comida jogada fora

Júlio Miragaya

Júlio Miragaya

O coração do mundo

Chico Sant'Anna

Ferrovia 3 em 1 para ligar Brasília ao Entorno Sul

Tersandro Vilela

Tesandro Vilela

Cresce uso da IA por estudantes brasileiros

Júlio Pontes

Júlio Pontes

“Lá no céu de Brasília estrelas irão cair”

Últimas Notícias

Famílias selecionadas para o DF Social têm até quinta (25) para abrir conta no BRB

23 de setembro de 2025

Seminário jurídico debate novo marco legal dos seguros

23 de setembro de 2025

Administração de Taguatinga terá novo endereço

22 de setembro de 2025

Celina Leão participa da abertura dos Jogos dos Institutos Federais

22 de setembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram
Brasília Capital

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão Impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão Impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.