O influenciador Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, foram presos nesta sexta-feira (15), em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Santos é investigado por exploração e exposição de menores em conteúdos publicados nas redes sociais.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a prisão temporária foi decretada pela 2ª Vara de Bayeux (PB) e foram cumpridos mandados de busca e apreensão no endereço onde o casal mora.
A investigação é conduzida pela Polícia Civil de SP, em conjunto com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Civil da Paraíba.
Em nota, o MPPB afirmou que as apurações são rigorosas e em respeito aos direitos e à dignidade das vítimas, mas criticou o vazamento de informações.
“O vazamento de informações sigilosas e a execução de medidas de natureza civil, dissociadas dos métodos próprios da investigação criminal, têm prejudicado a eficiência e a segurança do trabalho investigativo, além de potencialmente expor as vítimas a novos riscos”, diz o documento divulgado à imprensa.
Também em nota, a defesa de Hytalo e Israel afirmou que eles são inocentes. “Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de ambos, inclusive com o ingresso de habeas corpus, se necessário”, afirmou o advogado Sean Abib.
Relembre
O caso ganhou repercussão nacional após denúncias do youtuber Felca (Felipe Bressanim) sobre a adultização e erotização de crianças e adolescentes na internet. Na quarta-feira (13), a Justiça da Paraíba já havia autorizado mandado de busca e apreensão na casa de Hytalo Santos. Além disso, as redes sociais dele foram bloqueadas e os conteúdos, desmonetizados. O influenciador foi proibido, ainda, de ter contato com os adolescentes citados nas investigações.
Na quinta-feira (14), Hytalo afirmou que agiu dentro da lei e que todo o conteúdo envolvendo adolescentes foi gravado com autorização e acompanhamento dos responsáveis.
“Reafirmo minha integridade e minha indignação diante de falsas acusações. Não aceitarei que minha imagem e meu trabalho sejam manchados por narrativas infundadas”, declarou.