Ir para o conteúdo
Brasília Capital
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Geral
  • Brasil
  • Esporte
  • Turismo
  • Colunistas
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Geral
  • Brasil
  • Esporte
  • Turismo
  • Colunistas
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades, colaboradores, Transporte Público

Por mais investimento no metrô

  • Chico Sant'Anna
  • 16/02/2024
  • 07:00

Compartilhe:

Seis partidos que formam o Fórum Permanente de Oposição deram entrada com representação no Ministério Público do Distrito (MPDFT) solicitando a abertura de investigação sobre a ausência de investimento do governo local no metrô-DF. Pedem a apuração da responsabilidade dos gestores na correta aplicação das verbas pública disponíveis.

A avaliação inicial das legendas é de que a falta de investimentos “contribui para a deterioração, sucateamento e má qualidade da prestação de serviço de grande relevância à população”. Para o Fórum, compete ao MPDFT proteger os direitos e garantias do cidadão, inclusive o direito ao transporte e mobilidade urbana.

Na representação, Psol, PT, Rede, PSB, PDT e PCdoB apontam que, embora o GDF tenha a responsabilidade legal de investir e alocar recursos públicos, visando garantir a continuidade, eficiência e qualidade dos serviços, vem reduzindo drasticamente os investimentos para manutenção e modernização do metrô.

“Em todos os cenários, observamos um descaso por parte do Distrito Federal para com o Metrô-DF. Ao analisarmos os empenhos líquidos em manutenção e funcionamento do sistema ferroviário, detectamos em declínio acentuado de 2013 (R$ 307,3 milhões) a 2018, seguido, nos anos seguintes, de uma estabilidade em patamares (R$ 157,3 milhões) aquém do necessário”.

E o texto acentua: “Já no que tange aos empenhos liquidados em modernização, a situação é ainda mais drástica, tendo em vista que a queda foi de R$ 20,7 milhões, em 2017, para irrisórios R$ 300 mil em 2023”.

Segundo as seis legendas, além de contar com poucos recursos orçamentários, o Metrô ainda deixa de aplicar integralmente o que lhe é alocado. De 2021 a 2023, o efetivamente gasto representou 11% do aprovado na Lei Orçamentária.

Em 2021, foram R$ 125,6 milhões autorizados e apenas R$ 7,9 milhões efetivamente gastos. No ano seguinte, R$ 104,2 milhões no orçamento e R$ 24,9 milhões executados. Em 2023, R$ 197,4, contra R$ 13,2 milhões.

Frota velha

A representação ainda assinala que a frota de trens do metrô está ultrapassada (20 trens da série 1000 têm 30 anos de uso, foram fabricados pela Mafersa e pela Alstom em 1994) e gera custos altos para o acompanhamento constante de rotina de conservação. Há, inclusive, problemas de falta de peças disponíveis, pois a Marfesa nem existe mais.

Doze outros trens que complementam a frota já estão em uso há 14 anos. Desde 2010, nenhum novo trem foi acrescido à frota, embora o volume de passageiros transportados e as viagens realizadas tenham aumentado substancialmente.

Pelos dados oficiais, o metrô transporta, em média, 2,250 milhões de passageiros/mês. As entidades signatárias entendem que esses passageiros estão correndo risco. Relembram que “em outubro de 2023 ocorreu uma explosão na estação central” e em janeiro de 2024 “ocorreu incêndio em um dos vagões em Águas Claras, possivelmente decorrente da ausência de manutenção nos trens”.

[…] “Constata-se, ainda, que a capacidade energética não comporta a utilização concomitante de toda a frota, utilizando apenas 24 trens no pico semanal”.

O Sindmetrô informa que os equipamentos mobiliário da área administrativa e das estações estão sucateados; que a manutenção sob responsabilidade de empresas terceirizadas é mal feita, o que coloca em risco de choque elétrico os metroviários, e que passageiros são obrigados a viajar ao lado de baratas e outros insetos.

Em resposta à coluna, o Metrô-DF disse que vai esperar ser notificado pelo MPDFT antes de se expressar. Mas afirmou que no orçamento para 2024 estão previstos R$ 225 milhões para ações de manutenção e R$ 87,9 milhões em investimentos.

Afirmou, ainda, que em 2017 foram investidos R$ 20,7 milhões na modernização do sistema; e, em 2023, o montante chegou a R$ 12 milhões. A secretaria de Mobilidade não quis se posicionar.

Saiba+ acessando o link

Compartilhe essa notícia:

Picture of Chico Sant'Anna

Chico Sant'Anna

Um olhar diferenciado de Brasília por quem defende o prazer de morar na cidade e o orgulho de ser brasiliense, por opção ou nascimento.

Colunas

Orlando Pontes

Orlando Pontes

Administração de Taguatinga terá novo endereço

Caroline Romeiro

Caroline Romeiro

Por que a nutrição virou protagonista no futebol?

José Matos

José Matos

Parábolas para mudar a sua vida – I

Carlos Alenquer

A grande depressão e a comida jogada fora

Júlio Miragaya

Júlio Miragaya

O coração do mundo

Chico Sant'Anna

Ferrovia 3 em 1 para ligar Brasília ao Entorno Sul

Tersandro Vilela

Tesandro Vilela

Cresce uso da IA por estudantes brasileiros

Júlio Pontes

Júlio Pontes

“Lá no céu de Brasília estrelas irão cair”

Últimas Notícias

Famílias selecionadas para o DF Social têm até quinta (25) para abrir conta no BRB

23 de setembro de 2025

Seminário jurídico debate novo marco legal dos seguros

23 de setembro de 2025

Administração de Taguatinga terá novo endereço

22 de setembro de 2025

Celina Leão participa da abertura dos Jogos dos Institutos Federais

22 de setembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram
Brasília Capital

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão Impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão Impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.